Seja bem-vindo...

UTILIZE O MENU LATERAL ESQUERDO PARA LOCALIZAR TODO O CONTEÚDO DO BLOG DE MANEIRA MAIS RÁPIDA!

SE PREFERIR, NAVEGUE E APROVEITE AS POSTAGENS...

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Construção de um planador Termal

ALEGRINHO - MINI TÉRMICO

Para quem não conhece o maravilhoso mundo dos aeromodelos, apresento uma redução do projeto de Mark Drela conhecido como Alegro, daí o nome "Alegrinho".

Informações Técnicas:
Envergadura: 150cm
Fuselagem: 80 a 95cm
Eletrônica: 2x servos de 5 gramas
Alimentação: 2s de 350 mah ou 1s com booster.

Já havia montado um deste há alguns anos, e recentemente um amigo (Felipe Martins) desenterrou o projeto e cortou alguns kits do planador no laser, com balsa importada de primeira qualidade, o que garante leveza e precisão na montagem das peças.
Antes de iniciar a montagem, fiz questão de conversar com diversos amigos também fanáticos por planadores - em especial o Edu Yamin (virou argentino) e o Marcos Antônio (Terabyte), de Londrina - pegando muitas dicas e sugestões para mais essa empreitada.

Para começar o trabalho, abri todas as peças que recebi do Felipe e joguei em uma balança de precisão para verificar o peso exato de toda a madeira da asa. Para minha surpresa, obtivemos o peso de 29 gramas.


Pela experiência anterior, optei por fazer a colagem da longaria nos painéis centrais da asa, passando uma travessa de carbono (tira chata) nas laterais. Há ainda um reforço central a ser passado por cima e por baixo desta mesma longarina.

Com a longarina já colada, tratei de lixar os bordos de fuga referentes ao centro da asa.

A montagem é tão simples que dispensa o uso de planta, chegando o momento de posicionar e colar as nervuras na longarina, e posterior posicionamento do bordo de fuga (BF).

Peças travadas aguardando secagem da cola.


Peça seca, já com tira de carbono por baixo sobre a balança: 15 gramas.


Hoje sobrou mais um tempinho e retomei a montagem.
Fiz as fotos com o celular, por isso a qualidade caiu um pouco.
Alinhei e colei todas as nervuras em suas longarinas, faltando agora começar o posicionamento destas pra montar a asa (6 painéis ao todo) e passar o bordo de ataque.







Prosseguindo com a construção da asa, iniciei a colagem dos painéis e a colocação dos bordos de ataque.




Um comentário:

  1. Vc já pensou em disponibilizar kits para venda e, para facilitar a vida de quem deseja ingressar no hobby, fazer um vídeo explicando passo a passo a montagem do planador?

    ResponderExcluir