Segue o detalhamento da montagem de mais um modelo. Desta vez, um acrobático indoor comprado na Hobby King.
Link do produto: Clique aqui!
Spec.
Fuselage length: 884mm
WingSpan: 845mm
ARF Weight: 135~160g
Included.
Motor : 2403 2100kV Brushless outrunner
Airscrew : 8040 slow flyer
Required.
Battery : 2S 350~500mah 15C
Servo : 3 x 5g
ESC : 12A
Your own TX & RX
Inicialmente farei testes com o motor original, mas tenho um azulzinho aqui engatilhado caso seja mais interessante.
As baterias serão 2s de 460 mah nanotech.
Utilizarei 2 servos de 5 gramas HXT para cauda e outro de 9 gramas pra ailerons.
Espero ficar dentro do peso especificado acima!
O kit é bastante completo, incluído os reforços de carbono, linkagem, exceto o CA "depron friendly".
Usarei alguns pingos de epoxi nos pontos mais críticos, fita/durex e cola de isopor nesta montagem.
Tudo com bastante cuidado pra não agregar peso ao conjunto!
O modelo chegou muito bem embalado, em uma caixa bem grande cheia daqueles pacotes bolha.
Que ajudou ainda mais a proteger o brinquedo e as outras pecinhas que vieram pra complementar a montagem do kit.
Veio tudo realmente muito bem protegido, e o modelo dentro dessa caixa branca.
Dentro da caixinha original ( a branca ) o modelo também foi empacotado separadamente pra evitar atrito entre as peças. Também com plástico bolha....
O material é coisa de primeira linha, o acabamento então nem se fala.
É tudo coisa top. A HK está se superando e disponibilizando produtos de altíssima qualidade, não ficando devendo NADA pros kits mais famosos, que costumam ganhar os campeonatos de ETOC.
O charme do modelo é sua construção (milling/milled) que ajuda a baixar bastante o peso final (já baixo)
As peças são sensivelmente leves, muito mais que as chapas de depron nacionais.
Acredito que o peso seja aproximadamente o das bandejas/discos de pizza.
O primeiro passo foi retirar tudo de dentro da caixa e devorar o manual.
A montagem parece simples, não muito diferente dos outros modelos que já cortei e montei.
Mas esse é todo especial, portanto, todo cuidado e capricho será pouco.
De acordo com o manual, o primeiro passo a ser cumprido é o ajuste dos ailerons.
Indicam o uso de fita filamentosa da 3M, mas fiz a troca por fita de embalagem transparente, uma vez que é o material que costumo utilizar nas montagens de outros modelos com ótimo resultado.
Antes de destacar os ailerons da asa, passei a fita pra que a folga fosse a menor possível.
Após esta etapa, bastou virar a asa, dobrar os ailerons e cortar no aileron uma angulação de 45 graus, a fim de não limitar o movimento da peça!
Com os ailerons fixos, o passo seguinte seria passar uma tira chata de carbono pelo bordo de ataque da asa.
Indicação no manual para colar com CA foam friendly, mas optei por travar com fita.
Já uso essa técnica de não colar carbono nos modelos, apenas travar com fita de embalagem.
Pode parecer que não, mas no fim das contas a redução de peso é considerável!
Com a tira posicionada e travada, parti então para a fixação da parte traseira e bico (horizontal).
Dessa vez, optei por passar um pouco de epoxi e novamente um pedacinho de fita pra ajudar a manter tudo no lugar enquanto a cola secava.
Para encerrar os trabalhos por hoje, fixei o profundor no estabilizador horizontal.
Mesmo tipo de trabalho feito no aileron. Fita por cima, dobra no profundor e corte da canaleta de 45 graus para não limitar o movimento.
Com isso, encerrei os trabalhos e também a montagem da parte horizontal do modelo.
Hoje, no horário de almoço aproveitei pra dar uma adiantada no modelo.
Cada vez mais fico mais feliz com a aquisição.
O depron que chegou a me assustar por ser leve e maleável demais já está travado.
As etapas seguintes mandava colocar umas travinhas plásticas, que descobri posteriormente ser as bases dos reforços em carbono!
Peças coladas, parti então pra parte vertical da fuselagem.
O posicionamento foi rápido e preciso, e a cola utilizada foi cola de isopor.
Tudo encaixou linda e maravilhosamente....
Com a parte inferior da fuselagem colada, o manual indicava trabalhar o suporte do reforço da travessa da asa.
E assim foi feito
COm a peça travada, passei então a essa travessa, que travou a asa de uma maneira incrível!
Detalhe do carbono nas beiradas pra proteger de algum eventual choque!
Hastes de carbono pra travamento da fuselagem também foram posicionados...
Agora tudo posicionado e travado
A etapa seguinte será a instalação do trem de pouso.
Confesso que não gostei muito da rodinha que acompanhou o kit, tenho alguns pares mais bonitinhos.
Talvez faça uma substituição, caso não agregue peso demais.
Após isso, tratarei de posicionar os servos e a parte superior da fuselagem!
A impressão inicial que tive em relação a montagem foi que seria algo complicado.
Felizmente a impressão foi errada. O manual é muito bem claro e oferece ótimas informações, sendo praticamente impossível de se montar errado.
Claro que é necessário certo capricho pra que o modelo realmente se pareça com as fotos da caixa, mas até o momento as dificuldades reais foram inexistentes.
Fiz a pesagem do modelo exatamente como está na última foto e deu 47 gramas.
Acredito que o peso seco fique na casa de uns 75 gramas. Caso "o chute" esteja correto, conseguirei manter o modelo próximo aos 150 gramas RTF, o que será fantástico.
Estive pensando em fazer algumas modificações na eletrônica na tentativa desesperada de reduzir ainda mais o peso:
- depenar o receptor
- trocar os fios dos servos por fios esmaltados, soldando-os diretamente na placa do receptor
- não utilizar o montante original do motor, e prendê-lo com fita.
- motor soldado direto no ESC (sem utilização de conectores)
Vamos ver se a coragem aparece pra fazer isso tudo, preciso estar ciente de que trata-se de um caminho sem volta!
Dei mais uma adiantada hoje e o modelo está quase pronto. Diria uns 80 a 85% terminado.
Ficou faltando instalar os geradores de arrasto e as travas de fuselagem.
Mas antes preciso colocar os servos, motor, etc...
Segue aí a fixação do trem de pouso
E a colagem da parte vertical superiora do modelo, e o leme já preso, juntamente com a capa que ajuda a travar as hastes do trem de pouso.
O modelo, faltando os geradores de arrasto, ficou pesando apenas 64 gramas.
Detalhes dos links e horns.
Prolongador de braço de servo pra mais comando!
Como estava sem paciência pra fazer a linkagem de ailerons, decidi finalizar os trabalhos hoje com a colagem dos geradores de arrasto de leme e na asa.
O trabalho todo foi feito, e pra minha surpresa o modelo pesou 185 gramas RTF.
Fiquei bastante desanimado pela necessidade de substituir o motor, que pesa 8 gramas a mais que o que eu planejava voar.
Aí já nem tirei os conectores e a coisa descambou de vez.
Realmente tinha perdido o interesse no modelo quando vi o peso.
Mas ontem fui voar e fiquei mais surpreso ainda... Ficou perfeito!
Velocidade de stall baixíssima (próxima a 0), manobrabilidade fantástica e precisão de dar inveja a todos os outros shocks que já tive.
Consegui cerca de 5 a 7 minutos de vôo normal e 3D, com o equipo descendo morno.
O gás retomou e quero ver se espero um motor que ganhei de um amigo pra voltar a mexer no Galaxy.
Agora fiquei mais maluco ainda pra tentar tirar esses 35 gramas a mais que sabe-se lá de onde apareceu!
Sei que tem uns 12 só na troca de motor e conectores.
Por enquanto vou voando assim mesmo, mas logo o modelo ganhará um upgrade.
E hoje consegui de fato gastar umas baterias da maneira que devem ser gastas!
Voei indoor no Ginásio Municipal e gostei bastante do comportamento do aero.
Tem video, mas vai dar um belo trabalho pra editar, logo posto!
O incidente da noite foi hilário, apesar do lado trágico.
Já no estacionamento, guardei as coisas no carro e segui o papo com o vigia, que me recebeu muito bem.
Depois de agradecer a recepção e pegar as dicas do responsável pra conseguir um horário semanal de vôos noturnos, entrei no carro e escutei um estalo. Imaginei que o banco tivesse inclinado um pouco pressionado o modelo. Abri a porta e desci pra ver o que tinha acontecido.
Um gato pulou de lá de dentro! Parecia um tigre...
No fim das contas, o bicho só não arrancou um dos painéis de asa por conta da vareta de carbono, mas o rasgo foi bem grande.
Os danos acompanharam o milled, além de dobrar o aileron do outro lado.
Tem como consertar, mas infelizmente o modelo já terá dois remendos...
Uma pena!
http://www.youtube.com/watch?v=xWSQrk4XLX8
Acabei de fazer umas comprinhas em uma tentativa desesperada de "emagrecer" o modelinho!
Bateria: http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... oduct=7569
ZIPPY 350mAh 20C single cell
Dimensions: 36x21x7mm
Weight : 8.7g
Espero montar packs 2s 350 mah 20C pesando 18 gramas no máximo!
Servos: http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... oduct=7475
Já os utilizei antes no F3Axis e são bons de serviço.
São pra depenar também.
Então manterei o HXT500 nos ailerons e instalarei os Turnigy na cauda.
A idéia da troca de fios está de pé ainda.
OS PLANOS:
Com a troca do motor que ganhei do Carlos (ainda não fiz os testes), pretendo derrubar imediatamente 15 gramas do modelo.
180 - 15 = 165 gramas
Com a troca das baterias, hoje vôo com nanotech 460 mah de 30 gramas, pretendo perder mais 12 gramas.
Então, 165 - 12 = 153 gramas.
Não considerei ainda a redução de peso dos servos e conectores.
Tá vindo no pacote um receptor menorzinho: http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... oduct=7475
Number of channels: 4
Range: 500m
Dimensions: 34.5x19.5x8mm
Weight: 2.6g
Possível ainda retirar a capinha dele.
Chuto que terei os esperados 150 gramas somente nisso (troca de motor e esc, baterias e receptor)
O resto conseguirei baixar liberando meu lado lunático de aerofanáticomodelista!
Agora é testar o motor e esperar as peças chegarem!
Abraço
Dando continuidade ao projeto de redução de peso, separei um tempinho pra mexer no speed control e no motor que ganhei do Carlos.
Trata-se de um motor 2204-14 e um ESC de 6A.
O Carlos me relatou que o conjunto tava com problemas, que só ficava apitando, dando socos e que um dia parou de funcionar.
O problema era no speed control, especificamente nas soldas que tinham soltado ou estavam com mal contato.
Estava bastante difícil de localizar os pontos a serem trabalhados por conta da cola quente que foi colocada pra dar um reforço nos fios, etc.
Fiz uma limpa geral!
Tirei alguns fios e fiz a solda do motor diretamente na plaquinha.
Diminuí tanto o fio da alimentação, montando conectores JST que tem um peso bastante interessante pra esse tipo de projeto.
Consegui fazer os reparos necessários e coloquei pra funcionar denovo.
Trata-se de um motor 2204-14 e um ESC de 6A.
O Carlos me relatou que o conjunto tava com problemas, que só ficava apitando, dando socos e que um dia parou de funcionar.
O problema era no speed control, especificamente nas soldas que tinham soltado ou estavam com mal contato.
Estava bastante difícil de localizar os pontos a serem trabalhados por conta da cola quente que foi colocada pra dar um reforço nos fios, etc.
Fiz uma limpa geral!
Tirei alguns fios e fiz a solda do motor diretamente na plaquinha.
Diminuí tanto o fio da alimentação, montando conectores JST que tem um peso bastante interessante pra esse tipo de projeto.
Consegui fazer os reparos necessários e coloquei pra funcionar denovo.
A notícia boa é que consegui um peso bem menor do que esperava.
Cerca de 21/22 gramas de motor e speed control!
Cerca de 21/22 gramas de motor e speed control!
No momento, o Galaxy está voando com um Hextronik 2730 de 26/27 gramas e um speed control de 11 ou 12 gramas.
No fim das contas, só com a troca de motor e ESC a redução de peso será de 18 gramas, mais ou menos...
Portanto, consegui uma redução na casa de 10% de peso, 180 - 18 = 162 gramas.
Lembro que encomendei novos servos, baterias e receptor mais leve!
Tá com cara que vou conseguir atingir a meta...
Boas notícias, pessoal!
Hoje chegou o último pacotinho com as peças pra operação bariátrica do Galaxy!
Em mãos:
- Motor 2204-14 + ESC de 6A (21/22 gramas)
- Receptor FRSky de 4 canais (incrivelmente leve, e já tirei a capinha pra aliviar ainda mais)
- 2 servos 1440A pra cauda
- 4 celulas 350mah 20c (8 gramas cada) pra fazer 2 x 2s 350 com estimativa de peso na casa de 18 gramas.
Um pouquinho de matemática!
Em tese, o modelo está com 180 gramas e terá uma redução imediata por meio da substituição da eletrônica.
- 18 gramas com motor
- 12 gramas com lipo.
- 6 gramas com receptor
- 6? gramas com servo
Na teoria dá pra tirar cerca de 40 gramas do aero!
A briga agora vai ser tentar aproximar ao máximo de 140 gramas!
Será?!?!?!
Logo posto os progressos...
Segue aí o motor que estava no modelo, junto ao esc, fiação e parece de fogo + cola quente pra isso tudo ficar no lugar.
E o substituto, novamente queria agradecer ao Carlos pelo belo presente que me mandou!
A bateria que estava voando era uma nanotech 2s de 460 mah, pesava 30 gramas exatamente!
Segue aí a substituta...
Segue aí a substituta...
E o receptor, que é um show a parte!
Já tirei do modelo:
Motor: 42 - 22 = 20 gramas
Bateria: 30 - 18 = 12 gramas
Receptor: 8 - 2 = 6 gramas
No total, o modelo já perdeu 38 gramas!
Ainda preciso trocar os servos, chegaram dois Turnigy 1440A de 4.5g pra colocar na cauda, em substituição aos HXT500 de 6.5g
Espero trocar os servos amanhã e retirar o excesso de cola quente.
Com um pouco de boa vontade e capricho, acho que ainda consigo tirar uns 5 gramas nisso.
Andei pensando em refazer também os links de asa, feitos de arame galvanizado!
Quem sabe hastes de carbono???
Motor: 42 - 22 = 20 gramas
Bateria: 30 - 18 = 12 gramas
Receptor: 8 - 2 = 6 gramas
No total, o modelo já perdeu 38 gramas!
Ainda preciso trocar os servos, chegaram dois Turnigy 1440A de 4.5g pra colocar na cauda, em substituição aos HXT500 de 6.5g
Espero trocar os servos amanhã e retirar o excesso de cola quente.
Com um pouco de boa vontade e capricho, acho que ainda consigo tirar uns 5 gramas nisso.
Andei pensando em refazer também os links de asa, feitos de arame galvanizado!
Quem sabe hastes de carbono???
O motor está fixo no modelo, com fita.
Mas esqueci de fotografar....
Hoje trabalhei na retirada dos servos HXT500 e nova furação para os 1440A.
A redução de peso é considerável, maior que eu imaginava e calculava.
HXT500
Mas esqueci de fotografar....
Hoje trabalhei na retirada dos servos HXT500 e nova furação para os 1440A.
A redução de peso é considerável, maior que eu imaginava e calculava.
HXT500
1440A
E as baterias já pontas, soldadas com pouquíssimo material e conectores JST.
Reduções de hoje
Servos: 13-8 = 5 gramas
Há de se considerar cola quente, etc.
Mas prometo ser parcimonioso dessa vez!
Refiz os cortes mais pra frente pra instalação dos servos de cauda.
A retirada de peso ocorreu especialmente no bico (-20 de motor e -12 de bateria)
Não tenho a menor idéia de como trabalhar o CG nesse momento.
Vou fixar os servos amanhã e refazer os links ( que precisarão ser ampliados ) pra definir posição de bateria.
Servos: 13-8 = 5 gramas
Há de se considerar cola quente, etc.
Mas prometo ser parcimonioso dessa vez!
Refiz os cortes mais pra frente pra instalação dos servos de cauda.
A retirada de peso ocorreu especialmente no bico (-20 de motor e -12 de bateria)
Não tenho a menor idéia de como trabalhar o CG nesse momento.
Vou fixar os servos amanhã e refazer os links ( que precisarão ser ampliados ) pra definir posição de bateria.
MISSÃO CUMPRIDA!
Hoje terminei o modelo e pra voar falta somente refazer os ajustes de radio e a sintonia fina da trimagem.
Tive uma ótima surpresa:
Hoje terminei o modelo e pra voar falta somente refazer os ajustes de radio e a sintonia fina da trimagem.
Tive uma ótima surpresa:
Só falta acrescentar a bateria: 116 + 18 = 134g
E segue o restante das alterações
Servos substituídos e levados mais para a frente do modelo
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